SGCIE 15 Anos

Login

CADERNOS SUBSETORIAIS

Os presentes estudos são essencialmente de natureza estatística, caracterizando em particular, os perfis dos consumos de energia de cada subsetor, as potenciais economias de energia e de custos, a identificação e tipificação das medidas de eficiência energética propostas e a comparação dos indicadores de eficiência energética entre as instalações do respetivo subsetor de atividade económica. 
 
Cada atividade económica dispõe de dois documentos para consulta: uma ficha que sintetiza os principais resultados estatísticos e um caderno que caracteriza de uma forma mais detalhada, os principais indicadores energéticos e as medidas de eficiência energética.

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10110 – Abate de gado (produção de carne), de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 103 unidades de produção que geraram um valor de vendas de superior a 940 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 89 % do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10120 – Abate de aves (produção de carne), de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 37 unidades de produção que geraram um valor de vendas próximo dos 642 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 98 % do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 83 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10130 – Fabricação de produtos à base de carne, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 369 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 635 milhões de euros. Este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 81 % do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 58 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O setor com a Classificação da Atividade Económica 1020 – Preparação e conservação de peixes, crustáceos e moluscos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 112 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a mil milhões de euros; este setor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve aproximadamente 67% do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 68% das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10395 – Preparação e conservação de frutos e de produtos hortícolas por outros processos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 83 unidades de produção que geraram um valor de vendas próximo dos 520 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado exportador, que absorve quase 63 % do valor das vendas. Neste mercado, 79 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10611 – Moagem de cereais, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 139 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 279 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve mais de 91% do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10612 – Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 12 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 140 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 73 % do valor das vendas. No mercado exportador, 59 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1071 – Panificação e pastelaria, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 4680 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 1071 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 94 % do valor das vendas. No mercado exportador, 98 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10720–Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 291 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 262 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve perto de 55 % do valor das vendas. No mercado exportador, 74 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 2,5 % do valor total das vendas do setor das Indústrias Alimentares. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1091 –Fabricação de alimentos para animais de criação, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 86 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 1,1 mil milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve praticamente a totalidade do valor das vendas (98 %). (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1102 –Indústria do Vinho, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 1058 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 1,4 mil milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 59 % do valor das vendas. No mercado exportador, quase 60 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 53 % do valor total das vendas do setor das Indústrias das Bebidas. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

A indústria cervejeira representa 1,5 % do produto interno bruto nacional, reunindo mais de 1000 empresas como fornecedoras e mais de 90 000 como clientes. este subsector é bastante importante para a economia portuguesa na medida em que contribui para o aumento das exportações e garante a subsistência de alguns subsetores da indústria agroalimentar, nomeadamente, o da produção de cevada. Em termos de consumos energéticos, trata-se de um subsetor industrial considerado, em geral, consumidor intensivo de energia o que permite concluir da existência de potencial de redução dos consumos de energia nas respetivas instalações. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 11071 –Engarrafamento de águas minerais naturais e de nascente, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 25 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 188 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve mais de 98 % do valor das vendas. No mercado exportador, 30 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 7 % do valor total das vendas do setor das Indústrias das Bebidas. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1310 – Preparação e Fiação de Fibras Têxteis, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 84 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 214 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 63 % do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1511 – Curtimenta e acabamento de peles sem pêlo e com pêlo, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2017 do INE, tinha em atividade no referido ano, 74 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 258 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional que absorve 55% da totalidade do valor das vendas; no mercado exportador, 64% do valor das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor em termos do valor de vendas, representa perto de 11% do valor total das vendas do setor da Indústria do Couro e dos Produtos do Couro (CAE 23). (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1610 – Serração, aplainamento e impregnação da madeira, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2017 do INE, tinha em atividade no referido ano, 440 unidades de produção que geraram um valor de vendas perto de 377 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional que absorve 59% da totalidade do valor das vendas; no mercado exportador, aproximadamente 83% do valor das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor em termos do valor de vendas, representa perto de 14% do valor total das vendas do setor da Indústrias da madeira e da cortiça e suas obras, exceto mobiliário; fabricação de obras de cestaria e de espartaria (CAE 16). (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 21201 – Fabricação de medicamentos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2017 do INE, tinha em atividade no referido ano, 36 unidades de produção que geraram um valor de vendas perto de 569 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado exportador que absorve perto de 59% da totalidade do valor das vendas; neste mercado, aproximadamente 62% do valor das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor em termos do valor de vendas, representa perto de 77% do valor total das vendas do setor da Fabricação de Produtos Farmacêuticos de Base e de Preparações Farmacêuticas (CAE 21). (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 2341 – Fabricação de artigos cerâmicos de uso doméstico e ornamental, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2017 do INE, tinha em atividade no referido ano, 802 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 324 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado exportador, que absorve 81% da totalidade do valor das vendas; neste mercado, 68% do valor das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor em termos do valor de vendas, representa aproximadamente 11% do valor total das vendas do setor da Fabricação de Outros Produtos Minerais não Metálicos (CAE 23). (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 24420 – Obtenção e primeira transformação de alumínio, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 33 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 312 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve perto de 60 % do valor das vendas. No mercado exportador, 95 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 14 % do valor total das vendas do setor das Indústrias Metalúrgicas de Base. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 27320 – Fabricação de outros fios e cabos elétricos e eletrónicos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2017 do INE, tinha em atividade no referido ano, 13 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 620 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado exportador que absorve 78% da totalidade do valor das vendas; neste mercado, aproximadamente 62% do valor das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor em termos do valor de vendas, representa perto de 29% do valor total das vendas do setor da Fabricação de Equipamento Elétrico (CAE 27). (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 36002 – Distribuição de Água; em termos de consumos energéticos, trata-se de um subsector industrial considerado consumidor intensivo de energia, o que permite perspetivar um potencial de redução dos consumos de energia das instalações que o integram. (Publicação de 2019)

Ficha            Caderno