CADERNOS SUBSETORIAIS

Os presentes estudos são essencialmente de natureza estatística, caracterizando em particular, os perfis dos consumos de energia de cada subsetor, as potenciais economias de energia e de custos, a identificação e tipificação das medidas de eficiência energética propostas e a comparação dos indicadores de eficiência energética entre as instalações do respetivo subsetor de atividade económica. 
 
Cada atividade económica dispõe de dois documentos para consulta: uma ficha que sintetiza os principais resultados estatísticos e um caderno que caracteriza de uma forma mais detalhada, os principais indicadores energéticos e as medidas de eficiência energética.

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10110 – Abate de gado (produção de carne), de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 103 unidades de produção que geraram um valor de vendas de superior a 940 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 89 % do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10120 – Abate de aves (produção de carne), de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 37 unidades de produção que geraram um valor de vendas próximo dos 642 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 98 % do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 83 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10130 – Fabricação de produtos à base de carne, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 369 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 635 milhões de euros. Este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 81 % do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 58 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O setor com a Classificação da Atividade Económica 1020 – Preparação e conservação de peixes, crustáceos e moluscos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 112 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a mil milhões de euros; este setor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve aproximadamente 67% do valor das vendas. No mercado exportador, aproximadamente 68% das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10395 – Preparação e conservação de frutos e de produtos hortícolas por outros processos, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 83 unidades de produção que geraram um valor de vendas próximo dos 520 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado exportador, que absorve quase 63 % do valor das vendas. Neste mercado, 79 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10611 – Moagem de cereais, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 139 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 279 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve mais de 91% do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10612 – Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 12 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 140 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve quase 73 % do valor das vendas. No mercado exportador, 59 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1071 – Panificação e pastelaria, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 4680 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 1071 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 94 % do valor das vendas. No mercado exportador, 98 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 10720–Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 291 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 262 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve perto de 55 % do valor das vendas. No mercado exportador, 74 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 2,5 % do valor total das vendas do setor das Indústrias Alimentares. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1091 –Fabricação de alimentos para animais de criação, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 86 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 1,1 mil milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve praticamente a totalidade do valor das vendas (98 %). (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1102 –Indústria do Vinho, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 1058 unidades de produção que geraram um valor de vendas de 1,4 mil milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 59 % do valor das vendas. No mercado exportador, quase 60 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 53 % do valor total das vendas do setor das Indústrias das Bebidas. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

A indústria cervejeira representa 1,5 % do produto interno bruto nacional, reunindo mais de 1000 empresas como fornecedoras e mais de 90 000 como clientes. este subsector é bastante importante para a economia portuguesa na medida em que contribui para o aumento das exportações e garante a subsistência de alguns subsetores da indústria agroalimentar, nomeadamente, o da produção de cevada. Em termos de consumos energéticos, trata-se de um subsetor industrial considerado, em geral, consumidor intensivo de energia o que permite concluir da existência de potencial de redução dos consumos de energia nas respetivas instalações. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 11071 –Engarrafamento de águas minerais naturais e de nascente, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 25 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 188 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve mais de 98 % do valor das vendas. No mercado exportador, 30 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 7 % do valor total das vendas do setor das Indústrias das Bebidas. (Publicação de 2018)

Ficha          Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 1310 – Preparação e Fiação de Fibras Têxteis, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 84 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 214 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve 63 % do valor das vendas. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno

O subsetor com a Classificação da Atividade Económica 24420 – Obtenção e primeira transformação de alumínio, de acordo com os dados das Estatísticas da Produção Industrial – 2016 do INE, tinha em atividade no referido ano, 33 unidades de produção que geraram um valor de vendas superior a 312 milhões de euros; este subsetor tem como mercado principal o mercado nacional, que absorve perto de 60 % do valor das vendas. No mercado exportador, 95 % das vendas respeitam ao mercado da União Europeia. Este subsetor de atividade em termos de vendas de produtos, representa aproximadamente 14 % do valor total das vendas do setor das Indústrias Metalúrgicas de Base. (Publicação de 2018)

Ficha            Caderno